quarta-feira, 22 de junho de 2016

Investimento no apoio aos idosos dos Açores é uma opção assumida pelo Governo, garante Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que os investimentos em infraestruturas e em medidas de apoio aos idosos nos Açores não são uma inevitabilidade, mas resultam de uma opção política claramente assumida pelo Executivo Regional de direcionar as verbas necessárias para esta área.

“Nesta legislatura, o montante que direcionamos para esta componente de investimento em infraestruturas na área da terceira idade, para criar as condições para que aqueles que têm mais experiência de vida possam estar bem, ascende a cerca de 40 milhões de euros”, frisou Vasco Cordeiro.

Na sua intervenção no encerramento do primeiro ano letivo da Universidade Sénior da Zona Oeste da Ilha Terceira, promovida pela Casa do Povo de Santa Bárbara, o Presidente do Governo salientou que também não é uma inevitabilidade o investimento em medidas disponíveis na Região, como o Complemento Regional de Pensão, o chamado 'cheque pequenino', ou o apoio para a aquisição de medicamentos por idosos.

“As solicitações são muitas para outro tipo de investimentos, mas esta foi a nossa opção de, por exemplo, disponibilizarmos o Complemento Regional de Pensão a cerca de 35 mil idosos na nossa Região, o que significa cerca de 25 milhões de euros por ano, mas também o apoio à aquisição de medicamentos”, destacou Vasco Cordeiro.

Esta é, segundo o Presidente do Governo, uma opção que tem expressão prática em outras áreas, como é o caso do Programa Meus Açores, Meus Amores, uma aposta no sentido de proporcionar “àqueles que têm mais experiência de vida a possibilidade de usufruírem desse prazer conhecer a nossa Região”.

Nesta cerimónia, que incluiu a entrega das pastas e das fitas aos cerca de meia centena de alunos seniores, Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, que estes formandos, de várias freguesias da ilha Terceira, deram uma “lição muito importante” que extravasa as fronteiras da Academia que frequentam e da própria ilha.

“É esta capacidade de inconformismo, de querer saber mais e de, no fundo, procurarmos, em cada momento da nossa vida, os motivos que levam a que ela possa ser sempre uma caminhada de aprendizagem”, destacou o Presidente do Governo, para quem esta é, assim, uma lição onde os “nossos concidadãos mais novos devem, também, ir buscar inspiração”.

“Nós não podemos ceder à tentação de considerar que todo o desenvolvimento a que temos assistido surgiu do nada. Surgiu também porque antes houve alguém que, em diversas fases do nosso percurso, assumiu muitas vezes as partes mais duras e mais difíceis desta tarefa e desta caminhada”, afirmou Vasco Cordeiro.

Anexos: 





GaCS

Sem comentários: