quinta-feira, 16 de junho de 2016

Participação dos Açores na exposição 'O cabo submarino num mar de conetividades' elogiada pela Fundação Portuguesa das Comunicações

A participação dos Açores na exposição 'O cabo submarino num mar de conetividades', recentemente distinguida pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia com o prémio de Melhor Exposição 2015, foi elogiada pela Fundação Portuguesa das Comunicações, que manifestou “gratidão” por esta presença do arquipélago.

Numa carta dirigida ao Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses, o Presidente do Conselho Executivo da Fundação Portuguesa das Comunicações, Luís Andrade, expressou o desejo de que “o futuro próximo permita continuar a partilhar e participar noutros projetos de índole social e cultural”.

A atribuição da distinção da APOM, segundo Luís Andrade, “constitui uma grande honra” e representa o reconhecimento público pelo “empenho e dedicação evidenciado por todos os que se envolveram neste projeto coletivo”.

No caso dos Açores, contou com o apoio e colaboração do Grupo de Amigos da Horta dos Cabos Submarinos, “na transmissão de conhecimento sobre o tema”, bem como do Museu da Horta, “na cedência temporária de peças museológicas pertencentes ao espólio tecnológico dos cabos submarinos”.

A exposição, da responsabilidade da Fundação Portuguesa das Comunicações e da Autoridade Nacional de Comunicações, foi inaugurada por ocasião das comemorações do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, que este ano coincidiu com o 150.º aniversário da criação da União Internacional das Telecomunicações (UIT).

Esta mostra realça o importante papel de Portugal na rede mundial de cabos submarinos desde 1870, ano em que entrou ao serviço o primeiro cabo telegráfico submarino que ligava Portugal ao Reino Unido.

A localização geoestratégica de Portugal e a sua capacidade de inovação foram elementos essenciais para o país ser um ponto de amarração de sistemas internacionais, promovendo e facilitando o tráfego entre os continentes e contribuindo para unir as comunidades.

Ao longo de várias décadas, Portugal conseguiu atrair várias companhias de cabos submarinos inglesas, norte-americanas, alemãs e italianas.

As principais estações portuguesas de cabos submarinos internacionais eram Carcavelos, no continente, Horta, nos Açores, Funchal, na Madeira, e São Vicente, em Cabo Verde.

Neste contexto, a exposição 'O cabo submarino num mar de conetividades', patente no Museu das Comunicações, em Lisboa, até 30 de abril de 2017,  pretende dar a conhecer aspetos históricos ligados a esta tecnologia, os seus atuais desenvolvimentos e ainda perspetivar o futuro deste importante sistema de transmissão.

A Horta, pela sua localização geográfica, desempenhou um papel fundamental na história das telecomunicações, transformando-se a partir de finais de 1800 num entreposto de receção e emissão das comunicações mundiais, sendo pioneira nas comunicações entre os continentes europeu e americano, o que naturalmente influenciou a vida social, cultural e desportiva da comunidade faialense.

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Cultura, tem vindo a trabalhar com o Grupo de Amigos da Horta dos Cabos Submarinos na constituição, através do Museu da Horta, de um núcleo dedicado aos cabos submarinos, a instalar na Trinity House/Joint Cable Station.



GaCS

Sem comentários: