terça-feira, 28 de junho de 2016

Retorno superior a 14 ME do SATA Rallye Açores 2015 “demonstra bem" o impacto da prova na Região, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes destacou hoje, em Ponta Delgada, a enorme importância que tem para a Região uma prova como o SATA Rallye Açores, agora denominado Azores Airlines Rallye.

Vítor Fraga, que falava na apresentação do estudo do impacto económico da 50ª edição desta prova, realizada no ano passado, salientou que o rali "cumpre na íntegra" os objetivos definidos.

“O seu impacto económico total, de 14,4 milhões de euros, em que 10,1 milhões são de despesa direta e cerca de 4,3 milhões de 'media value' - e há a realçar que, só ao nível do Eurosport, estamos a falar de mais de sete milhões de telespetadores – demonstram bem a dimensão e impacto que uma prova deste tipo tem para uma Região como a nossa”, frisou Vítor Fraga.

Por outro lado, salientou que “também se verifica que a consolidação de eventos, tal como temos vindo a afirmar ao longo do tempo, é fundamental, para maximizar o retorno”.

“Se é certo que, em 2013, esse retorno total era de 11,1 milhões de euros, o facto de em 2015 ele ser 3,3 milhões superior, ou seja, 14,4 milhões de euros, significa que estamos perante um crescimento de retorno de cerca de 30%”, o que representa “mais um milhão de euros a entrar diretamente" na economia açoriana e mais 2,3 milhões provenientes do 'media value'.

O Governo dos Açores continua, assim, a acreditar que “a conquista de notoriedade do destino Açores passa, indubitavelmente, pela organização na Região de eventos de grande envergadura como este, que trazem milhares de pessoas e que envolvem uma exposição mediática de uma dimensão internacional impar e sem precedentes no nosso arquipélago”, frisou o titular da pasta do Turismo.

Para o Secretário Regional, a visibilidade que o destino tem vindo a alcançar com a realização no arquipélago de grandes eventos de dimensão internacional, “cada vez mais se traduz no efeito multiplicador e facilitador do lado da procura, ao nível da captação de fluxos turísticos”.

Nesse sentido, salientou que com a organização de eventos como o Azores Airlines Rallye, o Azores Ultra Trail Run, o Red Bull Cliff Diving, o encontro internacional de Canyoning, a Formula Windsurfing World Championship, o Azores Airlines Pro Surf, o VISSLA World Surfing Championship ou o Azores MTB World Marathon, entre muitos outros, “que põem em destaque no exterior os produtos que integram esta identidade turística e que têm tido imensa adesão e projeção internacional, os níveis de notoriedade dos Açores nos mercados externos, como destino de turismo ativo, de aventura, em contato com a natureza, têm vindo a aumentar extraordinariamente”.

Vítor Fraga referiu ainda que o SATA Rallye Açores “contribuiu para que 2015 fosse também o melhor ano de sempre no turismo dos Açores".

"Ultrapassámos a barreira de 1,5 milhões de dormidas, o que significa um crescimento de cerca de 44% no período de 2012 a 2015, considerando todas as tipologias de alojamento”, acrescentou.

Para o Secretário Regional do Turismo e Transportes, a estratégia de considerar os eventos como “elementos fundamentais numa estratégia de promoção e captação de fluxos turísticos”, conjugada com o reposicionamento do destino e com a aposta nos mercados prioritários, nomeadamente dos EUA e Canadá, bem como a comunicação direta com o cliente final, a realização de campanhas específicas com operadores nos principais mercados emissores e a implementação do novo modelo de acessibilidades à Região “levaram a que, no período de 2012 a 2015, considerado como período histórico a nível nacional, na Região, e considerando apenas a hotelaria tradicional, a taxa de crescimento das dormidas tenha sido 10 pontos percentuais superiores à taxa de crescimento nacional”.

“Os resultados obtidos e os estudos realizados ao nível do setor turístico, como este que hoje aqui foi apresentado, confirmam que a aposta do Governo dos Açores na captação de eventos para a Região, como forma de alcançarmos a notoriedade que ambicionamos é uma aposta acertada e cada vez mais justificada perante os desafios que o futuro nos impõe”, afirmou Vítor Fraga.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: