sexta-feira, 24 de junho de 2016

“União Europeia tem de perceber que existe para servir os povos europeus”, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores afirmou hoje que o resultado do referendo no Reino Unido constitui um “sinal de alarme” para uma União Europeia que tem de perceber que existe para servir os povos europeus.

“A União Europeia que tem de perceber que existe para servir os povos europeus e que não existe para ser servida pelos povos europeus”, frisou Vasco Cordeiro em declarações aos jornalistas, numa reação aos resultados do referendo realizado quinta-feira, no qual 51,9 por cento dos eleitores votaram a favor da saída do Reino Unido da União Europeia.

Vasco Cordeiro salientou que, muitas vezes, é necessário “ultrapassar alguma falta de consciência daquilo que realmente interessa aos povos europeus”, sendo, claramente, fundamental que se reconduza a “União Europeia a um espaço de crescimento económico, de emprego e de solidariedade”.

“Este é um sinal de alarme, não no sentido de alarmismo, mas no sentido de diversos intervenientes e de diversos protagonistas refletirem sobre aquilo que significa” este resultado no Reino Unido, acrescentou.

“Julgo que, nesta situação, não se pode cair nem no oito nem no oitenta. O oito, no sentido de dizer que este assunto tem a ver apenas com o Reino Unido e que a União Europeia deve continuar, plácida e serena, a fazer o seu caminho, nem no oitenta, por considerar que, agora, tudo está em causa”, alertou o Presidente do Governo.

De acordo com o Vasco Cordeiro, há, assim, a necessidade de repensar o caminho que a União Europeia está a seguir, apontando o exemplo da questão das migrações, onde não tem havido, até ao momento, uma resposta da União Europeia sobre as verdadeiras causas do problema.

Anexos:
2016.06.24-PGR-ReferendoUniaoEuropeia.mp3

GaCS

Sem comentários: