sexta-feira, 22 de julho de 2016

Governo dos Açores adjudica obras de reabilitação da Fábrica da Baleia de Porto Pim, na Horta

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente adjudicou hoje a empreitada de reabilitação das instalações da Fábrica da Baleia do Porto Pim, na ilha do Faial, à empresa Marques, S.A., pelo valor global 890.900 euros.

A intervenção, que tem um prazo de execução de um ano, além da reabilitação do edificado e da melhoria das condições de visitação da estrutura industrial e dos espaços de trabalho, prevê a criação de um núcleo de museologia assente na arqueologia industrial, no património baleeiro e na biologia do cachalote.

A Fábrica da Baleia da Sociedade Industrial Marítima Açoreana, Lda. (SIMAL) iniciou a sua laboração em 1942 e esteve em atividade até 1974, coincidindo com o período da transformação industrial do cachalote, em que a gordura era transformada em óleo e os ossos em farinha.

A maquinaria original encontra-se em bom estado de conservação, o que faz da Fábrica da Baleia do Porto Pim um dos melhores exemplares da extinta indústria baleeira açoriana, essencial para a compreensão histórica, económica e social dessa atividade, que será enriquecida com uma exposição sobre a biologia do cachalote.

Esta intervenção vem completar o investimento feito pelo Governo dos Açores no complexo do Monte da Guia, que incluiu a reabilitação da Casa dos Dabney, que serve de sede ao Serviço de Ambiente do Faial e apresenta uma exposição sobre a Família Dabney, e a instalação do Aquário de Porto Pim, na antiga Fábrica do Tufo.



GaCS

Sem comentários: