terça-feira, 19 de julho de 2016

Governo Regional reforça apoios sociais em Santa Maria

O Governo dos Açores vai reforçar, em mais de 18 mil euros, o montante anual do Contrato de Cooperação Valor Cliente com a valência do Centro Comunitário da Associação de Desenvolvimento e Solidariedade Social Mariense – Salvaterra, passando para um investimento anual de cerca 85 mil euros.

Este reforço financeiro, superior a 27%, tem como objetivo aumentar de 80 para 102 o número de vagas, contribuindo assim para uma maior cobertura desta valência do único centro comunitário da ilha de Santa Maria.

Esta foi uma das medidas na área da solidariedade social que o Conselho do Governo, reunido em Vila do Porto no âmbito da visita estatutária, decidiu para a ilha de Santa Maria, apresentadas hoje pela Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares.

O Governo Regional decidiu ainda celebrar com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto dois contratos no valor de 17 mil euros, para a aquisição de material didático e equipamento para abertura do CATL e para aquisição de equipamento de cozinha, e um protocolo de colaboração com o objetivo de recuperar três imóveis habitacionais devolutos destinados ao realojamento de igual número de famílias em situação de grave carência habitacional e económica.

O Executivo Açoriano vai ainda desencadear os procedimentos necessários com vista à instalação de um ateliê de tempos livres - ATL na freguesia de Santo Espirito.

Com este equipamento, o Governo dos Açores prossegue a sua estratégia de reforço da rede de equipamento sociais e de apoio à infância e às famílias, criando condições para um apoio adequado às crianças e contribuindo para uma melhor conciliação entre a vida familiar e a vida profissional dos Açorianos.

Na área da saúde, o Governo decidiu autorizar a abertura de concurso para admissão de um Terapeuta Ocupacional para a Unidade de Saúde de Santa Maria.

O Governo Regional reforça, desta forma, a capacidade de resposta desta unidade de saúde, especialmente nos cuidados continuados e internamentos, consolidando a sua estratégia de melhoria de acesso, qualidade e eficiência dos cuidados de saúde prestados à população.

No setor agrícola, para além da beneficiação de caminhos rurais e florestais, o Governo Regional decidiu a cedência de utilização à ARCOA – Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos da Ilha de Santa Maria de diversos terrenos, com uma área de cerca de 370 mil m2, destinados ao pastoreio, tendo em vista a produção de leite de ovelha e a sua transformação em queijo, medida que irá beneficiar os cerca de 40 associados-criadores da associação.



GaCS

Sem comentários: