quarta-feira, 27 de julho de 2016

Luís Cabral anuncia lançamento de concurso público para beneficiação do Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores

O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje que as obras de reabilitação e beneficiação da sede da Unidade de Saúde de Ilha das Flores, orçadas em mais de 1,5 milhões de euros e cujo concurso foi lançado esta semana, vão permitir criar condições de "maior conforto" aos utentes e profissionais, além de garantirem uma melhoria da qualidade assistencial.

Luís Cabral, que falava, no Museu Municipal de Santa Cruz, à margem da apresentação do projeto, salientou a importância da obra para dotar o espaço com as "condições necessárias para que se possa lançar o processo de acreditação" do Centro de Saúde.

O titular da pasta da Saúde destacou a maturidade deste processo “para que se chegasse a um consenso com todos os profissionais de saúde e para que se garantisse que fosse o projeto que queremos e que precisamos, de forma a evitar erros do passado e garantindo as condições necessárias para a qualidade que desejamos”.

Nesse sentido, a empreitada de beneficiação do edifício da Unidade de Saúde de Ilha das Flores, que terá um prazo de execução de 18 meses, visa melhorar a qualidade na prestação de cuidados e o aumento de valência no domínio dos cuidados continuados, permitindo acompanhar a tendência de envelhecimento demográfico, com as exigências aplicáveis dos requisitos técnicos, legais e regulamentares necessários.

Para além da melhoria em termos de prestação de cuidados e circuito do utente, a obra permitirá ainda implementar uma infraestrutura e equipamentos que assegurem não só melhores condições ao utente, como a criação de casas de banho nos quartos de internamento, mas também medidas para incrementar proximidade nas relações entre profissionais, assentes na melhoria das condições disponibilizadas.  

A intervenção vai envolver operações distintas ao nível técnico, de remodelação, reformulação e requalificação.

No panorama funcional, está contemplada uma solução que traduza uma melhor articulação e operacionalidade de toda a infraestrutura, por meio de um melhoramento na organização funcional e espacial, e a realocação do elevador.

São ainda objetivos fundamentais desta empreitada a reformulação dos circuitos dos utentes e doentes e a reorganização do serviço de urgência, com a implementação de um espaço de triagem.

No âmbito técnico, será salvaguardada uma requalificação transversal a todas as especialidades, em especial a reformulação da rede elétrica e de telecomunicações e do sistema automático de deteção de incêndios, para além das correções de patologias próprias de um edifício com este historial.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: