sexta-feira, 29 de julho de 2016

Mais 18 mil Açorianos com médico de família até ao final do ano, anuncia Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores anunciou que mais cerca de 18 mil Açorianos vão ter médico de família até ao final deste ano, tendo em conta o número de clínicos que estão a concluir a sua formação nesta área específica em diversas Unidades de Saúde da Região.

“Nesta área da saúde, temos a ambição de dotar a nossa Região de mais recursos humanos e de avançar para termos mais médicos a servir os Açorianos”, afirmou Vasco Cordeiro, que falava quinta-feira na inauguração das novas instalações da Unidade de Saúde da Vila de Água de Pau, no concelho da Lagoa.

Em abril deste ano, na primeira época de 2016, terminaram a sua formação nove médicos de Medicina Geral e Familiar, a que se juntam outros seis clínicos que concluem a sua formação até ao final do ano.

Esta ambição reflete-se, ainda, ao nível das instalações de saúde, garantiu o Presidente do Governo, ao anunciar obras nos Centros de Saúde de Santa Cruz das Flores e das Lajes do Pico, a segunda fase do Hospital e das novas instalações do Centro de Saúde da Horta e a remodelação e ampliação do Serviço de Urgência do Hospital de Ponta Delgada.

Na sua intervenção, salientou que o investimento feito em parceria com a Câmara Municipal da Lagoa na Unidade de Saúde de Água de Pau também constitui um exemplo do que tem sido feito ao nível das infraestruturas e equipamentos por toda a Região, e que representou, nesta legislatura, cerca de 60 milhões de euros de investimento. 

Nesse sentido, Vasco Cordeiro apontou o exemplo das novas instalações dos Centros de Saúde de Ponta Delgada e da Madalena, das obras de ampliação e requalificação do Centro de Saúde de Vila do Porto, da conclusão da primeira fase do Bloco C do Hospital da Horta, das obras nos Centros de Saúde das Velas e da Calheta, em São Jorge, que avançam ainda este ano, e da parceria com um privado para o Centro de Radioncologia, que está a servir os Açorianos com maior proximidade.

O Presidente do Governo sublinhou, ainda, que o trabalho desenvolvido nestes últimos cerca de quatro anos não se limitou ao investimento em obra física, incidindo também ao nível das listas de espera cirúrgicas, com a criação de mecanismos e soluções que estão a começar a dar resultados, assim como na criação de mais e melhores ferramentas informáticas para os profissionais de saúde, que, assim, trabalham com maior eficiência e em benefício dos utentes.

“Aumentamos, gradualmente, o número de consultas prestadas, quer nas Unidades de Saúde de Ilha, quer nos Hospitais, registando-se um crescimento acima dos 16 por cento de 2012 para 2015, e aumentamos também a comparticipação diária na deslocação de doentes, introduzindo fatores de maior justiça, para apoiar mais quem mais precisa”, destacou Vasco Cordeiro.

Além disso, ficou “resolvida uma chaga que, durante alguns anos, afetou o Serviço Regional de Saúde e que era a exigência de, quando um Açoriano, por necessidade, tinha de recorrer a cuidados médicos no continente, os Açorianos, por via dos seus impostos, terem de pagar, criando, desta forma, uma situação de cidadãos de primeira e de segunda”, salientou o Presidente do Governo.

“Este caminho que temos feito está a produzir resultados, mas é um caminho relativamente ao qual temos consciência do quanto falta ainda percorrer”, frisou Vasco Cordeiro.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: