terça-feira, 26 de julho de 2016

Museu Carlos Machado estreia documentário "Clarissas", de André Laranjinha

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, promove quinta-feira, 28 de julho, pelas 21h30, no 9500 Cineclube, em Ponta Delgada, a estreia do filme documentário "Clarissas", de André Laranjinha.

Este filme, com uma duração de 25 minutos, é uma coprodução Museu Carlos Machado/Alice’s House e integra o projeto de registo do Património Cultural Imaterial do Museu, dando corpo à sua função como lugar de preservação da memória e da identidade micaelense.

Esta curta metragem centra-se no Mosteiro de Nossa Senhora das Mercês, nas Calhetas de Rabo de Peixe, fundado a 2 de janeiro de 1977 por irmãs Clarissas vindas da ilha da Madeira.

O mosteiro terá sido construído a partir da casa e da ermida de Nossa Senhora das Mercês e dos terrenos que foram doados à Igreja por António Medeiros Frazão e Maria Leonor Frazão.

Antes da extinção das ordens religiosas, em 1832, a Ordem de Santa Clara teve um importante papel nos Açores, havendo inúmeros mosteiros e conventos da Ordem Franciscana feminina.

Depois de um século e meio de ausência, a ordem voltou com a criação deste mosteiro, que é agora o único de vida contemplativa e de clausura nos Açores.

Neste mosteiro vivem atualmente oito irmãs em clausura, que dedicam o seu quotidiano à oração e ao trabalho, realizam tarefas domésticas, trabalham na horta e no jardim, tratam dos animais e fazem hóstias para toda a comunidade religiosa católica dos Açores.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: