quinta-feira, 21 de julho de 2016

Parceria entre Governo e instituições privadas na área social apoia 45 mil Açorianos, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo rejeitou hoje a visão daqueles que consideram que está reservado às entidades públicas um papel de “meros espectadores” na sociedade, garantindo que o Executivo Regional sempre assumiu a sua “responsabilidade indeclinável” de apoiar aqueles que se encontram em situação de maior fragilidade.

“É importante que, nossa Região, tenhamos a capacidade de demonstrar que há uma via possível e um entendimento que se concretiza nesta parceria entre as entidades públicas e as privadas, que permite apoiar cerca de 45 mil Açorianos” nas mais diversas áreas, afirmou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo falava, em Angra do Heroísmo, na inauguração do Centro de Acolhimento Temporário da Confederação Operária Terceirense, um investimento de cerca de um milhão de euros, com capacidade para receber 30 pessoas em situação de carência socio-habitacional.

Na sua intervenção, Vasco Cordeiro frisou que a Região dever ter, assim, orgulho na rede de solidariedade que o Governo dos Açores quer reforçar, em parceria com as instituições que trabalham na área social em todas as ilhas do arquipélago.

Um trabalho que é desenvolvido “em relação aos idosos, em relação à infância e à juventude, às famílias, entre muitos outros, mas também em relação às empresas, em que assumimos, convictamente, essa responsabilidade de ajudar num período de maiores dificuldades”, sublinhou Vasco Cordeiro.

Na ocasião, o Presidente do Governo salientou, por outro lado, que o Centro de Acolhimento Temporário hoje inaugurado integra uma rede constituída por 15 centros de alojamento temporário, servindo cerca de 200 utentes, por quatro casas abrigo e por duas equipas de rua que prestam apoio a pessoas sem-abrigo.

“No fundo, trata-se do resultado de um investimento público que, só no ano de 2015, foi superior a 20 milhões de euros e que se dirige, em grande medida, a acudir aqueles que estão numa situação de maior fragilidade”, disse Vasco Cordeiro, ao realçar que o trabalho nesta área não está concluído.

Nesse sentido, apontou os exemplos da construção em curso do Centro de Terapia Familiar, em São Miguel, que entrará em funcionamento no próximo ano, assim como do Centro de Alojamento Temporário e de Apoio aos Sem-Abrigo da Cáritas, uma obra de cerca de quatro milhões de euros que entrará em funcionamento também em 2017.

“Posso hoje anunciar que vamos, também na Horta, avançar com as obras de requalificação de um imóvel propriedade da Santa Casa da Misericórdia no sentido de criar um Centro de Alojamento Temporário” naquela cidade, adiantou o Presidente do Governo.

Vasco Cordeiro salientou ainda que a inauguração de hoje resulta da convergência de duas vontades, nomeadamente a de uma instituição privada, que se “disponibiliza e que assume como sua função ajudar aqueles que estão em situação de maior exclusão social”, e a do Governo dos Açores, que “assume a sua responsabilidade indeclinável de ajudar e amparar aqueles que estão numa situação de maior fragilidade”.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: