segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Museu Carlos Machado promove oficinas integradas no projeto "Para além da paisagem II"

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado e em parceria com diversas entidades, promove, a 26 e 28 de agosto, a realização nas Sete Cidades, em S. Miguel, de duas oficinas no âmbito do projeto “Para Além da Paisagem II”.

A segunda edição da oficina artesanal “Do Leite ao Queijo Fresco” terá lugar a 26 de agosto, das 10h30 às 13h00, na Casa do Povo das Sete Cidades, numa iniciativa que visa divulgar os saberes locais e valorizar esta comunidade e as suas gentes.

Esta oficina, realizada em parceria com a Cresaçor, Junta de Freguesia e a Casa do Povo, está aberta a todos os interessados mas obriga a inscrição prévia, bem como ao pagamento de três euros por participante.

A iniciativa será orientada por Maria de Jesus Pavão Feliciano Costa, natural e residente nas Sete Cidades, onde fabrica queijos frescos há muitos anos, tendo chegado a produzir 600 por dia, que eram distribuídos pelo marido, Januário Costa, em Ponta Delgada.

Maria de Jesus Costa é também artesã, dedicando-se a trabalhos em papel, escama de peixe, folha de milho, pano, plástico, entre outros materiais.

Por outro lado, a 28 de agosto, realiza-se uma oficina pedagógica e criativa de tinturaria, que decorrerá entre as 11h00 e as 16h00, também na Casa do Povo das Sete Cidades.

Nesta oficina, que resulta de uma parceria com a Cresaçor, a Junta de Freguesia, a Escola Padre José Cabral Lindo e o Centro Regional de Apoio ao Artesanato, os participantes aprenderão a aplicar técnicas de tinturaria no reaproveitamento de peças de vestuário e noutros materiais têxteis.

Esta iniciativa enquadra-se no espírito de homenagem à comunidade das Sete Cidades, nomeadamente às lavadeiras, profissão que existiu até meados do século XX nesta freguesia do concelho de Ponta Delgada e que ocupou muitas mulheres e jovens da comunidade. 

A participação nesta oficina, que tem lotação limitada e se destina a maiores de seis anos, obriga a inscrição prévia, bem como ao pagamento de três euros por participante, devendo cada um trazer t-shirts e outros têxteis, idealmente brancos ou de cor clara.

Esta atividade será orientada por Alice Borges, que concluiu o Curso de Produção Artística-Têxteis na Escola Artística António Arroio, em Lisboa, e frequenta a licenciatura em Design Têxtil no Chelsea College of Arts, em Londres.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.



GaCS

Sem comentários: