domingo, 14 de agosto de 2016

Semana do Mar é o melhor festival náutico do país e fundamental na promoção turística dos Açores, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou, na Horta, que a Semana do Mar é a referência dos festivais náuticos realizados em Portugal, desempenhando um papel de relevo na promoção dos Açores no turismo náutico, vertente em que a Região ambiciona ser uma referência a nível internacional.
“Podendo não ser o maior festival náutico do país, é, de certeza, o melhor festival náutico do país. Se assim não fosse, não seria possível tê-lo em prática durante mais de 40 anos”, frisou Vítor Fraga, que falava sábado na entrega de prémios das provas integradas na Semana do Mar.

Na sua intervenção, Vítor Fraga destacou o “esforço, dedicação e qualidade” na organização do evento, salientando que a Semana do Mar “contribui de forma determinante para promover a Região”, não só o Faial, em particular, como também os Açores, em geral, no segmento do turismo náutico, que considerou ser fundamental em termos de estratégia política para o setor.

“Este é um desígnio que abraçamos. Assumimos que, num período máximo de 10 anos, queremos que os Açores sejam uma referência internacional ao nível do turismo náutico, e é para isso que trabalhamos”, assegurou o titular da pasta do Turismo, indicando que a Região trabalha com objetivos e rumo claramente definidos pelo Plano Estratégico de Marketing do Turismo dos Açores.

Neste aspeto, Vítor Fraga considerou que a Semana do Mar “assume um papel relevante, quer ao nível da promoção da Região, quer ao nível da qualificação da oferta”, realçando que as atividades desenvolvidas durante este evento “contribuem de uma forma determinante para valorizar a experiência turística de todos os que visitam” os Açores.

Por outro lado, salientou que estas atividades decorrer “naquela que é considerada uma das mais belas baías do mundo”, sublinhando a necessidade de aproveitar e valorizar “aquilo que temos", para que os Açores possam ser cada vez mais competitivos num dos setores "mais competitivos do mundo", como é o turismo.

O Secretário Regional deixou ainda uma palavra de reconhecimento aos voluntários que contribuem para o sucesso da Semana do Mar, apontando também a importância que estes eventos têm para a promoção de uma dinâmica elevada ao nível das economias locais, potenciando a geração de riqueza.

“É para isso também que este tipo de eventos serve, é para isso que o Governo dos Açores se tem associado ao Clube Naval da Horta e à Câmara Municipal da Horta na concretização da Semana do Mar e, certamente, irá continuar a fazê-lo”, garantiu, defendendo a importância de enriquecer este “cartaz de referência da ilha do Faial e da Região, ao nível de eventos na época alta que estamos a atravessar”.

Vítor Fraga felicitou o trabalho das entidades públicas e privadas que se juntam para organizar o festival ininterruptamente há quatro décadas, manifestando confiança de que no próximo ano a Semana do Mar "seja ainda melhor do que este ano”.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: